Com o Modern tão aberto e cheio de decks lineares se utilizando das mais diferentes estratégias para ganhar, como atacar o formato? O que estas estratégias têm em comum, além do fato de serem altamente não-interativos? Qual o denominador comum que pode ser usado contra o maior número possível de arquétipos, pelo menos no jogo 1?

Para o usuário do Magic Online ILIKETURTLES, a resposta é: atacar a base de mana, acelerar uma ameaça e punir baralhos lineares com Cálice do Vácuo, restringindo suas opções de jogada.

A lista usa 4 Espírito-guia Símio e 1 Cavernas de Pedras Preciosas pra acelerar ao máximo o início do jogo e restringir as opções do oponente com Cálice do Vácuo com 1 marcador no turno 1, ou em alguns casos até uma Lua Sangrenta no turno 1, te dando o tempo necessário pra jogar os planeswalkers e dominar completamente o jogo.

Falando em planeswalkers, eles são muitos nesta lista, e todos muito poderosos. Nahiri, Chandra, Ajani e Gideon fazem tanto o papel de controlar a mesa quanto o de vencer o jogo quando não respondidos a tempo. Se Nahiri conseguir trazer Emrakul, normalmente a partida termina na hora

Além dos planeswalkers e do pacote de disrupção de mana, o resto da lista é bastante focado em controlar a mesa, e tem respostas específicas pros principais baralhos do formato: Cólera de Deus e Ira dos Deuses contra os baralhos de criaturas (Ira dos Deuses é especialmente efetiva contra Dredge); Aliança Abençoada é muito boa contra Infect por não dar alvo na criatura e por isso ser ótima contra Vinhas de Matavasta e Defesa Florescente.


ILIKETURTLES – Modern Competitive League 5-0

Criaturas (5)

Oureas Mágicas (30)

Terrenos (25)

Sideboard (15)


No Sideboard, as respostas específicas contra os possíveis matchups: Descanse em Paz e Armadilha Voraz contra baralhos que abusam do cemitério; Cólera de Deus e Ira dos Deuses extras contra criaturas; Silêncio Pétreo contra Affinity e Tron; mais Aliança Abençoada contra Infect; Linha de força da Santidade contra Burn, baralhos de descarte e alguns combos que te dão alvo em você; Elspeth, Campeã do Sol é mais uma remoção em massa que vem junto com uma ameaça, muito boa, versátil e poderosa.

Com o recente sucesso deste jogador nas ligas do Magic Online, este deck vale a pena no minimo levar em consideração. Se o seu metagame local já for conhecido, há bastante espaço pra customização e adaptação pro metagame esperado.

Anúncios