Como adaptar um deck de um formato pro outro? Funciona?

O sucesso do Bant Eldrazi no Modern é indiscutível. Um deck proativo que se protege bem e coloca muita pressão em pouco tempo. Esta é a proposta do Bant Eldrazi.

Claro que a maioria das criaturas do deck são de Juramento dos Sentinelas, o que facilita a transcrição da lista Modern pro Frontier.

Na parte da base de mana e aceleração porém, a coisa toda requer alguns ajustes. A única criatura de custo 1 que acelera sua mana é o Místico Élfico, meio apagado em comparação com Hierarca Nobre, mas ainda cumpre seu papel. A única painland disponível nas cores do baralho é a Costa de Yavimaya, mas Núcleo do Éter cobre o papel de terreno triplo, fornecendo tanto mana colorida quanto incolor. A ausência do Templo Eldrazi é realmente uma perda, mas como o formato como um todo é mais lento em comparação ao Modern, não chega a ser um grande problema, e pra melhorar o jogo longo, entram os város terrenos utilitários que geram mana incolor, especialmente Escombros do Portão Marinho pra comprar cartas e Tumba do Dragão Espírito contra burn. Claro que aquelas mãos absurdamente explosivas não vão acontecer, mas o mesmo vale pro seu oponente, equilibrando as coisas.

De qualquer forma o baralho ainda é capaz de fazer criaturas muito grandes e difíceis de serem respondidas de maneira eficiente pelo oponente, como Vidente do Nó do Pensamento e Arrebentador da Realidade, este último podendo resolver o jogo praticamente sozinho quando seguido do Mecanotitã Verdejante. A habilidade ativada do Deslocador Eldrazi protege suas criaturas de remoções pontuais ou reutiliza as habilidades de entrar no campo de batalha, gerando ainda mais vantagens. Com tanta criaturas grandes em jogo, Negação Persistente funciona quase sempre como um Negar de 1 mana, muito difícil do oponente jogar em torno.


Ikuta Masaya – Hareruya Frontier 20/11/2016

Terrenos (24)

Criaturas (26)

Outras Mágicas (10)

Sideboard (15)


Como o Main Deck é muito fechado no plano de agredir com criaturas grandes, o sideboard é na maior parte do tempo  apenas um complemento pontual, trocando criaturas que não se alinham bem por outras mais efetivas contra o oponente. O único matchup que usa mais o sideboard é contra baralhos de Reunir os Ancestrais, onde entram mais contramágicas, Luar Consagrado e remoções que exilam criaturas ao invés de mandá-las pro cemitério. Se na sua loja local estiver recheada desses decks, pode-se considerar utilizar esta Declaração em Pedra no maindeck.

Anúncios