O Infect ,especialmente depois do lançamento de Defese Florescente, se consolidou como o tier 1 do formato, oscilando entre 7 e 10% do ambiente e com expressivos resultados no Magic Online e em grandes eventos como o SCG Tour. Em qualquer torneio Modern que você jogue você tem duas opções: Jogar com o Infect  ou ter um bom plano para enfrentá-lo.

O artigo será dividido em três seções: a primeira vai abordar as características de decks e cartas efetivas contra o Infect, aspectos sobre o estilo de jogo e atitude para combater o deck; logo após, demonstrarei alternativas para Maindeck e Sideboard; por fim, algumas listas preparadas contra o Infect.

1.Como ser efetivo contra o Infect ?

O Infect é um deck proativo, com muitas proteções, que ignora ganho de vida e constantemente viola a regra do turno 4. Além dessa explosão o deck possui recursos efetivos contra decks baseados em remoções não-instantâneas (Nexo de Mosco-tintas). Com isso o plano para combater o Infect normalmente envolve uma ou mais dessas características:

Ser proativo

Quase qualquer plano para derrotar o infect passa por agredir e colocar oInfect em situações complicadas. As cartas de Maindeck/Sideboard utilizadas por decks com esse objetivo refletem isso. O Burn com Labareda Cauterizante, por exemplo, ataca as criaturas (destruindo ou no mínimo fazendo com que o Infect gaste recursos para protegê-las), enquanto pressiona os pontos de vida. Se não tiver um plano proativo, o jogador de Infect consegue se preparar adequadamente para as remoções que virão.

 

Escolha as remoções corretas e use-as adequadamente

De preferência instantâneas ou globais. Que afetem todas as criaturas do deck (Ou seja,  Degeneração Abrupta é pior do que parece), Além disso, remoções com fração de segundo (Choque Repentino, por exemplo) são absurdas e bem eficientes.  Outra coisa importante sobre as remoções é que sempre que possível devem ser usadas de forma que o Infect não se aproveite delas (Trepadeira de Matavasta e Defesa Florescente), ou seja, sempre que possível depois do combate ou até no seu turno.

Busque soluções permanentes.

Às vezes um bom pacote de remoções locais não é o suficiente (lembrando que o jogador de Infect sempre espera por Caminho para o Exílio, Raio e Findar). Muitas vezes soluções definitivas como Cálice do Vácuo e Noite da Traição das Almas facilitam o processo, inutilizando muitas das respostas normalmente utilizadas.

Não fique com medo e não fique de mimimi.

Floresta, Elfo Brilhante; Floresta, Bravura da Antiga Krosa, Hierarca Nobre, Crescimento Mutagênico, Crescimento Mutagênico. “Nossa, esse cara do Infect é muito sortudo” “esse deck é muito injusto”, “tem que banir logo”. Muitas vezes essa é a reação de jogadores quando perdem para o Infect nos 3 primeiros turnos, ou quando aparece aquele Tornar Imenso no topo. Sim, a sorte é importante, mas o deck é feito justamente para facilitar esses momentos de sorte. Culpar apenas a sorte por suas derrotas é transferir responsabilidade. O fator sorte do Infect causa também uma intimidação considerável, onde vc sempre espera que o deck tenha alguma resposta que vai acabar com o seu dia. Um bom jogador de Infect sabe usar esse medo adversário ao seu favor, então para combatê-lo não podemos entrar nesse jogo de intimidação e se entrar que seja para inverter ao seu favor.

2.Nosso arsenal para todos os jogos.

Muitas cartas são boas contra o Infect, algumas de forma mais genérica (Raio) e outras bem específicas (Melira, Pária Silvoque). Demonstrarei algumas alternativas para cada cor (Algumas são mais efetivas em decks proativos outras como alternativas para decks reativos). Detalharei 3 cartas de cada cor + 3 douradas e 3 artefatos e mencionarei algumas outras.

Branco

en3md1

Menções:  Cólera de Deus, Efeitos de sacrifício (Clarão Celestial, Aliança Abençoada), Elesh Norn, Cenobita-Mor.

A principal remoção do branco é muito efetiva contra o Infect. Baixo custo, permite que se resolva as criaturas cedo e permite que alguns baralhos mantenham a proatividade sem a necessidade de ficar com muitas manas abertas.

Outra opção muito utilizada em maindecks, coloca fichas em campo que bloqueiam quase todas as criaturas do deck, e dão alguns turnos para uma solução definitiva ou para pressionar os pontos de vida do oponente.

Prevenir todo o dano de um combate costuma arruinar o plano do Infect, em especial quando ele prepara um ataque decisivo com muitos aumentos de dano e o backup de proteção. Opção mais utilizada para Sideboards e que em conjunto com outras medidas ou um plano efetivo podem ser o bastante para a vitória.

Azul

pt67zen

Menções: Cilada Mágica, Aprisionar, Mago das Amarras Marinhas, Delir

O azul tem poucas alternativas contra o Infect, por sorte os artefatos ajudam muito na função. Cone de Vapor funciona como uma solução temporária com um dano extra. Custa 1 mana o que encaixa na estratégia de proatividade e muito utilizado no Merfolks e decks de Investigador de Segredos

Split second faz com que seja uma remoção incondicional, seu custo é um pouco proibitivo por isso dificulta a entrada em algumas estratégias.

Anula grande parte do deck, frustra godhands do infect e anula as proteções abrindo espaço para outras remoções, tudo isso por uma mana azul.

 

Preto

en133chk

Menções: Inquisição de Kozilek, Pacto do Massacre, Maldição do Domínio da Morte, Morte Repentina, Capturar Pensamento, Escuridão.

Aqui surge a alternativa para todas as cores, com uma incolor e 2 pretas (ou 4 de vida) -5/-5, lembrando que a vida é um recurso bem utilizável contra o Infect já que (normalmente) não é ameaçada.

Uma das soluções permanentes. Mata 99% das criaturas do infect (só o Corruptor Viridiano sobrevive) e o faz sem possibilidade de respostas imediatas (a não ser anular).

Aqui a solução meio termo. É uma remoção local, porem com a Habilidade de escavar permite que seja utilizada mais de uma vez, destruindo as criaturas ou fazendo com que o jogador de Infect gaste muitos recursos para proteger suas criaturas

 

Vermelho

en133mma

Menções: Lavamante Implacável, Golpe Visceral, Lua Sangrenta, Rancor Antigo, Sangue Abrasador, Eidolon da Grande Festança.

Esse não precisa de muitas explicações.  Matador de Hierarcas e criaturas desprotegidas.

Fração de segundo. Funciona na mesma função do Raio, mas mata criaturas com as manas do oponente em pé.

Um dano que acerta criatura e jogador ao mesmo tempo se encaixa no plano ideal para ganhar do Infect.

Verde

pt115nph

Menções: Destruições de artefato, Sufocar.

Leia acima sobre o Dia Sagrado.

Usando as armas do Infect contra ele mesmo. Previne que o jogador de Infect consiga aumentar o poder das criaturas.

A carta desenhada para derrotar o Infect. Transforma infect em dano normal e inutiliza Nexo de Mosco-tintas (Que não causa nem dano normal, nem dano de infect).

 

Douradas

pt173ktk

Menções: Fim Crepitante, Findar, Mago Fulminador, Amuleto Golgari, Pontífice Orzhov

Instantâneo, permanente e pode acertar mais de uma criatura. Tudo que uma remoção precisa ser contra o Infect.

Previne dano e ainda causa um dano considerável ao oponente, por RW.  Foge das proteções normais do Infect e mantêm o jogador pressionado.

Afeta múltiplas criaturas do oponente, mantendo as suas vivas e é uma mágica instantânea, podendo gerar uma vantagem absurda durante sua fase de combate se estiver jogando de BW Tokens ou deck semelhante.

Artefatos

en230mm2

Menções: Anjo de Platina, Ponte TraiçoeiraAgulha Medular.

Uma das melhores cartas contra o Infect (utilizada em algumas listas do mesmo também).Carta que o oponente não pode ignorar e faz com que ele não consiga jogar suas mágicas (com exceção a Defesa Florescente)

Cálice pra 1 impede 80% do infect .  Além disso muito difícil de ser removido pelo jogador de infect ( restam apenas Corruptor Viridiano e eventuais destruições de 2 manas). Apenas uma observação: ele pode continuar a jogar mágicas, elas serão anuladas, mas servem de combustível para um Tornar Imenso.

Remoção global de custo baixo e que muitas vezes compra muito tempo para o controlador desse artefato.

3.Decklists Preparadas para esse ambiente de Infect

Uma breve demonstração de como os decks se preparam para o Infect com muitas das cartas citadas.


Bant Eldrazi

Terrenos (24)

Criaturas (25)

Outras Mágicas (11)

 Sideboard (15)


Burn

Terrenos (20)

Criaturas (14)

Outras Mágicas (26)

 

Sideboard (15 )


Abzan Company

Terrenos (22)

Criaturas (30)

Outras Mágicas (8)

Sideboard (15)


Espero que com essas dicas, vocês se preparem para os próximos torneios contra o grande bicho-papão do formato. Até mais !

Anúncios