Há algum tempo tem se falado na criação de um formato intermediário entre o Standard e o Modern. Como a Wizards of the Coast ainda não se pronunciou a respeito e a comunidade não chegou a um acordo sobre detalhes deste suposto novo formato, as lojas japonesas Hareruya e Big Magic se juntaram e estão realizando torneios num formato que foi batizado de Frontier, que engloba as edições lançadas a partir de M15, quando o frame das cartas mudou pra incluir o selo holográfico nas cartas raras e míticas.

Outras lojas ao redor do mundo estão aproveitando e realizando torneios deste formato, e sempre que um novo formato é criado as pessoas vasculham a internet atrás de listas pra jogar seu torneio local. A partir desta semana aqui no ManaFix começaremos a postar decklists comentadas deste formato. A maioria das listas, inclusive as vencedoras ainda estão num primeiro estágio e raramente têm um refinamento, mesmo porquê o metagame ainda está se formando. A maioria das pessoas ainda usa um deck Standard da época com algumas modificações mais óbvias como uma melhora na base de mana ou uma mágica ou criatura que não estava disponível na época e que pode ajudar no plano de jogo. Conforme as semanas vão se passando, logo saberemos quais os verdadeiros “Decks to Beat”.

Vamos às listas que fizeram 3-0 no Japão na semana passada


Izumisawa Ryo – 4Color Control – Frontier Hareruya – 3-0

Terrenos (25)

Criaturas (11)

Outra Mágicas (24)

Sideboard (15)


Jogar de controle num ambiente ainda desconhecido pode ser um grande desafio. Mas com esta base de mana sensacional de fetchlands e os terrenos de Batalha por Zendikar tudo fica mais fácil. Com as melhores remoções dos últimos anos à disposição e elementos de controle que também servem como ameaças proativas como Planeswalkers, Kalitas ou Mecanotitã Torrencial, este deck é um Top of the Pops e deve fazer bastante resultado por aí. O Sideboard tem as respostas pra possíveis ameaças não previstas no Main Deck, e você pode facilmente trocar 8-12 cartas dependendo do matchup. Na minha opinião um clássico instantâneo.

 


Hokari Yuuki – UR Eldrazi – Hareruya Frontier – 3-0

Terrenos (24)

Criaturas (20)

Outras Mágicas (16)

Sideboard (15)


Com uma proposta mais agressiva junto com elementos de Tempo, esta lista de Eldrazi  é bem simples e direta. Cóptero do Contrabandista, Passagem do Ladino e Ladra dos Turbilinos dão a evasão necessária para terminar com aqueles últimos pontos de vida do oponente. No Sideboard, anulações, remoções pra criaturas e mais elementos de Tempo, além do Cerco ao Posto Avançado para as partidas que podem se estender por mais turnos. Senti falta do Vidente do Nó do Pensamento, acho que com tantos meios de dar imbloqueável para suas criaturas ele poderia pegar o lugar de uma ou duas Ladra dos Turbilinos, ou estar em algum lugar no Sideboard.


Kanbara Hokuto – UR Prowess – Hareruya Frontier – 3-0

Terrenos (20)

Criaturas (16)

Outras Mágicas (24)

SIDEBOARD (15)


Seguindo a linha dos decks Pauper Legacy de UR Kiln Fiend, a lista tem criaturas com a habilidade de destreza e muitas mágicas pra fazê-las crescer e ampliar o dano causado ao oponente. Das listas de hoje, parece a mais “montada em cima da hora”. Não consigo pensar numa justificativa para o uso de Cordilheira das Cascatas ao invés de Fumarola Errante. Outra ausência notável da lista é a de Fúria de Batalha Temur. Golpe duplo e atropelar pode ser tudo o que você precisa para finalizar o jogo.

O formato ainda está só começando, ainda existem muitas possibilidades a serem pensadas, o qu eé sensacional para quem gosta da parte de construção de decks. Além disso, ainda é uma alternativa relativamente barata, pois a maioria das cartas estão em baixa por terem recém saído do Standard, e com oainda não é um formato oficial e não temos grandes competições, os “grinders” ainda não querem participar dos torneios, o que proporciona um ambiente mais amigável e menos competitivo. Se você tem um grupo de jogadores, falo com o seu lojista local para organizar torneios, todo mundo só tem a ganhar!

Anúncios