O conceito de deck injusto costuma variar de jogador para jogador, mas essencialmente são os decks que não interagem muito e buscam ser proativos.  Geralmente decks com nomes de clãs ou fragmentos (Grixis, Abzan, Jund…) são decks justos/reativos; e decks com nomes de cartas ou mecânicas costumam ser considerados decks injustos (Affinity, Dredge, Infect, Ad Nauseam, Scapeshift…)

Modern é um formato caracterizado pela predominância de decks injustos, o que anima muito os jogadores desse estilo de deck e costuma frustrar muitos outros jogadores também.

Eu sempre fui um fã de combos e a partir dessa semana vou falar um pouco desses decks injustos,  dissecando as principais escolhas, algumas decklists , dicas estratégicas e planos de sideboard. Essa semana começarei com o Infect, baralho modern que com sorte consegue matar no turno 2 e constantemente viola a “regra do turno 4” do formato.

ANÁLISE DAS CARTAS

O deck normalmente possui uma configuração de 20-21 lands, 12-14 criaturas, 25-28 mágicas. Para  essa matemática estou considerando Arvoredo Dríade apenas como terreno para facilitar a divisão.

Criaturas

4 Elfo Brilhante e 4 Agente Deteriorado

As principais criaturas do Deck. A primeira permite mãos extremamente rápidas, incluindo eventuais vitórias no turno 2. A segunda possui uma grande evasão e permite que ultrapasse mesas travadas.

en151mm2

4 Hierarca Nobre

Fundamental para corrigir a mana e fenomenal como bônus de combate constante com sua habilidade Exaltado. Carta de difícil substituição, por fazer 2 funções tão bem.

0-2 Corruptor Viridiano

Normalmente utilizado como a 13ª criatura com infectar, útil também contra Desprezador de Mágica e Cálice do Vácuo, porém geralmente uma criatura apenas decente. Outra importante utilidade do Corruptor é fugir de efeitos de -1-1, como Amuleto Golgari.

0-1 Desprezador de Mágica

Um clássico inimigo do deck, porém muito útil para proteger suas criaturas de remoções com alvo, além de ser muito útil quando se espera muito Mirror Match.

Outras Opções de Criaturas : Necropéia, Mamba Assoladora, Aves do Paraíso, Myr da Garra Icorídia

MÁGICAS

pt35nph

4 Sonda Gitaxiana

Presença obrigatória no deck, uma carta que exerce muitas funções no deck. Por uma carta de 0 manas (e 2 pontos de vida) você: obtêm informações sobre a mão do oponente, compra uma carta renovando a mão e aumenta o cemitério para o Tornar Imenso.

Bravura da Antiga Krosa e 4 Crescimento Mutagênico

Fortes pumps. Um aumentando 4 de poder por apenas uma mana o outro aumentando 2 por 1 mana ou 2 pontos de vida.

pt130ktk

Tornar Imenso

A carta que torna o Infect tier 1 incontestável. +6/+6 quase sempre por 1 mana, permite com que a combinação de cartas que matam o oponente nos turnos 2-3 seja infinitamente maior. Muito sinérgico com todo o deck, devido a grande quantidade de fetchlands e de cantrips.

Trepadeira de Matavasta  e 0-4 Defesa Florescente

Aqui aparecem as cartas com dupla função no deck: aumentar o poder e proteger as criaturas de remoções e outros efeitos dos oponentes. A nova adição de Kaladesh ainda está sendo testada, porém muito bem sucedida protegendo a criatura e ainda aumentando o poder. O fato de não  ser redirecionada para um Desprezador de Mágica é bem relevante.

0-2 Bênção do Apóstolo

Proteção que pode ajudar contra artefatos, além de servir como evasão contra decks de uma cor só, vem perdendo espaço com a chegada da mágica verde de Kaladesh.

0-3 Golpe Distorcedor

+1/+0 não pode ser bloqueado e repete o processo no turno seguinte, ótimo em ambientes com muitas criaturas onde talvez o Agente Deteriorado não consiga resolver sozinho.

0-2  Imagem Distorcida 0-2 Perfurar Mágica 0-2 Desmembrar

Esse é o conjunto de cartas que interagem com os oponentes. Vários jogadores, inspirados por Owen turtenwald usam esses slots como uma extensão do sideboard. usando 1 cópia de cada no Main Deck as demais no Sideboard. Imagem Distorcida serve para combater o Desprezador de Mágica, além de eventualmente destruir outras criaturas relevantes de poder 0, sem gastar nenhuma carta. A anulação combate remoções, alem de interagir com outros combos. e o  Desmembrar combate o Desprezador e outras criaturas problemáticas como por exemplo Melira, Pária Silvoque.

Outras cartas:  MaremotoDeslizar Pelo EspaçoRancor.

TERRENOS

A base de Mana do deck é bem proativa e bem dependente das Fetchlands.

en25exp

8-10 fetchlands (Floresta Tropical NebulosaUrzal VentosoContraforte ArborizadoCatacumbas Verdejantes)

Todos buscando Floresta, o número ideal fica entre 9 e 10, porém devido ao alto custo das fetchs de cores inimigas é muito comum encontrar listas com 8.

2-3 Florestas e 2-3 Charco da Procriação

As terceiras cópias geralmente aparecem quando usa menos do que 10 Fetchlands.

pt145mbs

4 Nexo de Mosco-tintas

Uma criatura com voar e Infectar que não pode ser anulada é a melhor definição que consigo encontrar para essa carta.

1-2 Pendelhaven

Outro terreno com função extra a de gerar mana, aumentar o poder das criaturas; o drawback de ser lendário não prejudica tanto, já que indo para o cemitério ajuda a alimentar o Tornar Imenso.

Outros: IlhaArvoredo Dríade e Catedral da Guerra .

SIDEBOARD

O Sideboard é sempre uma escolha pessoal que depende de uma análise do ambiente. Geralmente o side do Infect é composto por copias extras das cartas interativas que são usadas (ou não) no Main Deck (Imagem DistorcidaPerfurar MágicaDesmembrar); Cartas de Hate específico contra outros decks injustos do formato (Jaula do Escavador de Túmulos); e criaturas/planeswalkers extra (Informantes de Cozinha).

MULLIGANS E DICAS ESTRATÉGICAS

O deck é super agressivo no Mulligan, e você deve trocar toda a mão que não tiver um plano definido. Esse plano no jogo 1 normalmente envolve pelo menos uma carta de infect e 1 pump. Em jogos pós-sideboard esse plano pode ser uma carta do hate por exemplo.

As principais dicas de jogo que podem não ser tão automáticas são: você pode usar Trepadeira de Matavasta nas criaturas do oponente, isso é muito útil no mirror, contra Affinity e decks como Death Shadow‘s Zoo; se for usar uma Imagem Distorcida apenas com o intuito de comprar a carta no fim do turno busque usar em criaturas do oponente que não possam ser sacrificadas de alguma forma ou na sua criatura menos importante para não estimular uma eventual remoção que faz com que perca a compra de carta; a habilidade de Corruptor Viridiano não é opcional ou seja cuidado com seus artefatos caso o use (lembrando que nexo se transforma em um artefato); por fim é comum na play abrir de Elfo Brihante, na draw abrir de Hierarca Nobre (caso possua as 2 cartas), logicamente isso pode variar de jogo pra jogo.

MINHA LISTA

Depois de mostrar carta por carta as possibilidades do deck, colocarei uma lista que considero adequada pro estado do Modern atual. A principal diferença das listas de jogadores como Owen Turtenwald é a ausência do plano de “sideboard expandido”, utilizando 0 Perfurar Mágica no maindeck, que pra mim e vários jogadores podem concordar é uma carta fraca no plano do G1.


João Ricardo Zimmer Xavier – Infect

Terrenos (20)

Criaturas (13)

 Outras Mágicas (27)

 

SIDEBOARD (15)


 

PLANO DE SIDEBOARD

Assim como a escolha de cartas de Sideboard, o plano de sideboard varia de acordo com o estilo do jogador e de seu oponente, porém para ajudar os jogadores fiz um breve guia contra algumas partidas, baseando na lista acima.

1-Mirror Match

Ao contrário do que a primeira vista possa parecer, o mirror é um jogo muito complexo e muitas vezes demorado. Aqui é onde Trepadeira de Matavasta brilha defensivamente, além da Imagem Distorcida dando alvo no Hierarca Nobre oponente. Importante lembrar que o combate entre 2 criaturas com infect x/1 sempre vai acabar com as criaturas morrendo, então as trocas são constantes e por isso Agente Deteriorado pode ser tão importante. O plano de Sideboard deve ser bem pensado, já que sempre corre o risco de colocar cartas demais e diminuir o poder do deck.

2-Burn

pt94jou

Outro deck muito popular. Considero um match levemente desfavoravel, baseado em race. No jogo 1 ele possui algumas formas de interagir e o preocupante Eidolon da Grande Festança. No side ele pode entrar com mais remoções e Palma Defletora.

3- Jund/Abzan

en4wmcq

Apesar de decks diferentes e configurações distintas o plano costuma ser parecido. Esse é um side que pode mudar o estilo muito facilmente, em especial se notar um padrão de jogador que costuma tomar muito dano de terrenos deliberadamente. Se sentir isso pode optar por um plano de “jogar o jogo do BGx” e ir para o grind com os Informantes de Cozinha. Mas no geral não é o ideal e mais interessante focar no plano principal do deck e proteger ele. Caso opte pelo plano do grind retire alguns pumps extras e não tire os Desmembrar.

4- Bant Eldrazi

pt9ogw

Um match equilibrado, onde sua velocidade determina o ritmo do jogo. Se não conseguir impor a velocidade Deslocador Eldrazi estraga o.seu dia e em conjunto com os outros aliens finaliza rapidamente o jogo. Pós side algumas remoções entram para interagir melhor e tentar controlar a velocidade do oponente

5- Tron/RG valakut

Matchs geralmente fáceis onde o principal cuidado é evitar que as cartas do side oponente sejam efetivas, então é um plano que pode mudar facilmente. No plano padrão ignora Melira, Pária Silvoque, pois considero que os jogadores estão utilizando mais Neblina e Cálice do Vácuo.

6- Affinity

en198mma

Velocidade novamente é decisiva, mas vemos que 20 pontos de vida é mais dificil tirar do q 10 de veneno. Ele também utiliza Nexo de Mosco-tintas , mas normalmente divide atenção com o dano comum. Um grande problema do match é a quantidade de potenciais bloqueadores tanto pelo ar como por terra, então evasão é fundamental

7- Dredge

pt249soi

Esse popular deck é o principal motivo para a Jaula estar presente no deck. Possui dificuldades semelhantes do que o Affinity (muitos bloqueadores, clock rapido), além disso possui remoções mais eficientes contra o deck. Evasão é quase obrigatória no G1.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com uma incrível consistência e elevado power level, o Infect é uma excelente opção no meio de tantos decks injustos. Espero ter ajudado aos jogadores do deck e estou a disposição para comentários e perguntas.Além disso, gostaria da opinião para qual deveria ser o próximo deck a ser desvendado. Para os odiadores do deck, vem uma boa notícia: essa série de artigos dissecando os principais decks injustos do formato, virão com artigos subsequentes mostrando dicas para combater os decks. Então, muito em breve o artigo que apresentará muitas formas de tentar parar a ameaça Phyrexiana. Até a próxima!

Anúncios