Olá ManaFix! Sou o juiz level 2 de Curitiba, e após ser convidado a escrever para este ótimo blog, resolvi que meu primeiro artigo seria algo que dá muito problema seja em FNM ou em algo mais competitivo: Missed Triggers (ou habilidades desencadeadas esquecidas).

O que aborda este artigo?

-Muitos jogadores (seja no evento que for) ficam bravos quando uma pessoa assistindo de fora lembra ao oponente de uma habilidade desencadeada que ele teria esquecido de anunciar. A pergunta é: eu devo avisar ou não que a habilidade foi esquecida?

Primeiramente, devemos deixar bem claro que a diferença no nível de aplicação das regras relativo ao torneio faz diferença em como agir. Como estamos muito mais presentes em torneios locais (Friday Night Magic, Game Day, Pré-release, Grand Prix Trial), começarei falando por eles, mas não antes de lembrar o que define uma habilidade desencadeada.

 

Triggers são facilmente definidos por termos usados no texto da habilidade que normalmente cobrem: “quando, toda vez que, sempre que, no início da”.

35.jpg39.jpg

 

 

Missed Triggers no Regular:

FNM’s e outros torneios parecidos são rodados em algo que chamamos de Regular. Significa a competitividade mais baixa de 3 (regular, competitivo e profissional).

Esses torneios têm um grande foco na diversão e aprendizado, e todos os jogadores são incentivados a serem legais, se ajudarem e tirarem dúvidas uns dos outros. Eles não oferecem grandes premiações e por isso podem ser levados na diversão. Eu mesmo ao jogar um FNM ajudo meu próprio oponente caso ele precise voltar uma jogada, tirar uma dúvida ou algo do gênero. Não é obrigatório fazer quaisquer dessas coisas, mas todos os jogadores são incentivados a ter um comportamento esportivo.

Com essa motivação, eu como um jogador ou espectador geralmente avisaria os jogadores de suas habilidades desencadeadas e lembraria eles a ter mais atenção no futuro. Porém, avisar depende muito de como a sua loja local ou comunidade lida com as coisas. As vezes esperar um turno ou o fim de uma partida para avisar de uma habilidade esquecida é bem aceitável, mas se os jogadores preferem dar ênfase em aprendizado, avisar na hora é super normal.

Independente da competitividade, habilidades esquecidas a mais de um turno devem ser sempre deixadas de lado.

Propositalmente não apontar suas habilidades desencadeadas pode ser considerado trapaça, independente da habilidade e da competitividade.

 

Missed Triggers no competitivo (ou profissional):

Os torneios realizados em nível de aplicação das regras maiores (basicamente aqueles que tem premiações maiores), têm uma visão completamente diferente de Missed Triggers.

As regras de Magic dizem que jogadores nunca são obrigados a lembrar as habilidades desencadeadas dos seus oponentes. Por isso, habilidades desencadeadas esquecidas são extremamente comuns.

Até que momento eu tenho para anunciar a minha habilidade desencadeada sem que ela seja considerada esquecida?
-Normalmente, até que outra ação de jogo seja tomada, sua ou do seu oponente (salvo casos em que o oponente age rapidamente sem lhe dar chance de retorno).

Habilidades desencadeadas que não tem mudança aparente no estado de jogo são consideradas lembradas, a não ser que o jogador dono dela não a anuncie no momento em que faria diferença (como uma criatura com destreza ativada quando vai causar dano, ou quando o oponente pergunta o poder e a resistência de tal criatura).

 

118.jpg

 

No competitivo ou profissional, ao contrário do regular, punições são aplicadas. Missed Trigger é uma punição cabível, porém ela só acarreta penalidade caso seja prejudicial ao seu controlador e for esquecida. Se você tiver uma habilidade desencadeada como a seguir:

 

193.jpg

 

e você a esquecer, um missed trigger foi cometido, porém nenhuma penalidade será aplicada.

Agora, caso você tenha esquecido a seguinte habilidade (a de delírio):

124.jpg

 

você cometeu missed trigger, e levará um warning (advertência) por isso, pois a habilidade é prejudicial a você, e deve ser lembrada.

Espectadores não devem lembrar habilidades desencadeadas à um jogador sob hipótese alguma, mas sim avisar o juiz caso você tenha dúvida de que alguma regra tenha sido quebrada. Oponentes de jogadores que esqueceram habilidades podem lembrar delas caso desejem.

É recomendado que sempre que você achar que tem algo de errado numa mesa (uma criatura viva que deveria ter morrido por exemplo, ou uma habilidade desencadeada prejudicial esquecida), chamar o juiz imediatamente. Você pode pedir aos jogadores para pararem de jogar por um segundo enquanto você chama o juiz pois acredita que viu algum erro, mas sem dar nenhuma informação aos jogadores do que você acha que viu. Você NÃO deve parar a mesa se for o segundo dia de um Grand Prix, porém, chamar o juiz ainda é encorajado.

Toda habilidade desencadeada pode ser esquecida (com exceção de duas ocasiões que falarei a frente), mesmo as que dizem “faça” ao invés de “você pode fazer”.

As duas ocasiões em que elas devem ocorrer não importa quanto tempo tenha passado são:

  1. Caso ela seja uma habilidade desencadeada esquecida em que haja o seguinte texto:
    “Em determinado momento, faça isso, caso não faça, faça aquilo“.
    Exemplo:
    042_1_1-282x400.jpg
    Neste caso, mesmo que tenham passado 10 turnos, o juiz ainda perguntará ao oponente se ele quer que o efeito aconteça ou não. Caso o oponente queira , o aquilo obrigatoriamente será feito, neste caso perdendo o jogo sem chance de pagar o mana. Caso não (e geralmente pouco provável que não queira), o jogo simplesmente segue. Essa escolha de não precisar obrigatoriamente fazer acontecer aquilo foi adicionada na última coleção, Kaladesh, pois a habilidade de Fabricar é desta categoria, e os jogadores não são obrigados a deixar o oponente colocar uma criatura na mesa por não ter colocado um marcador na criatura.
  2. Caso a habilidade desencadeada esquecida seja uma habilidade desencadeada retardada de mudança de zona.
    Exemplo:
    14 (1).jpg
    Como assim habilidade desencadeada retardada?
    Habilidades desencadeadas geralmente acontecem quando uma carta em jogo que acabou de entrar na mesa entra, ou quando se entra numa fase específica e uma carta na mesa diz que neste momento algo vai acontecer. No casso de Dádiva da Imortalidade, uma habilidade desencadeada é imediatamente colocada na pilha quando a criatura encantada morre. Porém, ao fazer isso, ela cria também uma habilidade desencadeada retardada, que está marcada para o final do turno, que é voltar o encantamento do cemitério para o campo de batalha anexado a criatura que ele reviveu.
    Caso a criatura seja voltada à mesa e o encantamento seja esquecido no cemitério, não importa quanto tempo tenha passado, o encantamento deve sempre voltar à mesa (desde que a criatura que ele voltou do cemitério esteja na mesa neste caso; caso contrário, ela fica no cemitério).

Caso você como jogador tenha esquecido uma habilidade desencadeada e não tenha passado mais de um turno, você pode chamar o juiz, e o mesmo vai perguntar ao seu oponente se ele quer colocar a habilidade na pilha ou não. Se ele quiser, a habilidade desencadeada esquecida é colocada no topo da pilha. Caso ele não queira, o jogo segue normalmente.

No caso de a habilidade esquecida ser do segundo caso citados acima, o juiz ainda perguntará para o seu oponente sobre colocar a habilidade na pilha, mas ele vai fazer uma pergunta diferente. Ele vai perguntar ao oponente se ele deseja colocar a habilidade na pilha naquele momento, ou se quer colocar ela na pilha no início da próxima fase.

Resumindo tudo o que foi dito acima:
No regular, você é encorajado a avisar de habilidades esquecidas como um oponente, e caso sua loja local seja aberta quanto a isso, como espectador também. Sempre se informe sobre como os jogadores são com seu lojista.
No competitivo e profissional, caso você tenha dúvida de algo, sempre avise o juiz.

Anúncios