Olá aspirantes a profissionais e amantes do nosso nobre esporte!

No último fim de semana aconteceu o Pro Tour Kaladesh no Hawaii, e durante a semana quero comentar  as listas do Top 8, seus detalhes e o meu palpite pro futuro dos arquétipos nesta temporada.

Pra começar, o arquétipo-base, que dominou nas primeiras semanas e tem tudo pra continuar com uma boa presença nos torneios. É o nível 1 do formato, bastante agressivo e proativo, e com recurso suficiente caso o jogo se estenda mais do que o previsto.


Ben Hull – RW Vehicles – Pro Tour Kaladesh Top4

Criaturas (20)

Outras Mágicas (16)

Terrenos (24)

Sideboard (15)


 

choppa

Esta lista é uma versão mais padrão, com apenas duas cores e bem proativa. Basicamente usa as criaturas pequenas como Inspetor de Thraben para tripular os veículos, bem como as criaturas que vão entrando no campo de batalha (lembrando que uma criatura com enjoo de invocação pode ser usada pra habilidade de tripular, o que pode ser usado como um pseudo ímpeto). Os anões do baralho ajudam na sinergia com os veículos concedendo +1/+1 e aumentando assim o dano que eles causam, além de serem uma boa fonte de gás para um jogo mais longo. A habilidade de vidência 2 do Motorista Veterano pode te ajudar a achar o que precisa e tirar os terrenos indesejados do topo do seu grimório, e a habilidade da Depala, Piloto Exemplar pode te render uma vantagem de cartas, e servir como escoadouro para a sua mana extra mais tarde no jogo.

Apesar dos Planeswalkers estarem em baixa atualmente Gideon, Aliado de Zendikar faz um bom papel neste arquétipo, tanto criando fichas que podem pilotar os veículos quanto servindo como um efeito “Antífona” com o seu emblema, ou até mesmo servindo como uma criatura atacante indestrutível para conseguir fechar os últimos pontos de dano, caso consiga sobreviver ao turno do oponente.

No Sideboard, o básico: mais remoções e mais ameaças na forma de Planeswalkers. Tecelão de Raios pode garantir muita vantagem contra criaturas pequenas e fichas; além de ser um ótimo bloqueador, e pode transformar sua remoção em duas.

A próxima lista do mesmo arquétipo, um pouco mais complexa pra enfrentar o resto do metagame


Lee Shi Tian – Mardu Vehicles – Pro Tour Kaladesh Top8

Criaturas (23)

Outras Mágicas (15)

Terrenos (22)

Sideboard (15)


 

Mais criaturas, menos dependência dos veículos, maior flexibilidade. Foram as apostas de Lee Shi Tian na sua versão do deck. As cores adicionais (preto pra habilidade ativada de Parasita de Sucata e Desintegração Ilícita, e azul para Rejeição Cerimoniosa no Sideboard) são um pequeno preço a se pagar por melhores respostas contra o resto do formato. Com o risco de ter terrenos entrando virados a partir do turno 4, a curva foi ligeiramente baixada e Esportivo Rodalépida foi trocado por Carruagem do Agricultor. A resiliência de Parasita de Sucata e a anulação de custo 1 vinda do Sideboard excelente contra Cóptero do Contrabandista, mesmo estando no draw, outros baralhos de artefato como o Temur Aetherworks ou contra Retorno de Kozilek e eventuais Eldrazi e mágicas com a habilidade de Desprovido definitivamente valem a pena.

52c690a1190c8717ba7f3ee1f8b62870

Menos dependente dos veículos e com uma curva bem mais baixa é a versão do grego Makis Matsoukas. A aposta dele é ser mais rápido que todos os outros baralhos, e pra isso ele conta com a ajuda de fichas e do Guerrilheiro Imprudente.


Makis Matsoukas – Pro Tour Kaladesh – Top4

Criaturas (19)

Outras Mágicas (19)

Terrenos (22)

SIdeboard (15)


 

Seu plano é de ser o mais agressivo possível no jogo 1 e usar o Sideboard como ferramenta pra se adaptar a cada oponente caso seja necessário jogar um jogo mais longo. Algumas remoções, Gideons extras, Thalia, Cátara Herege e Batedor de Lanterna para um jogo com mais troca de criaturas; Opor Resistência é ótimo contra Retorno de Kozilek, especialmente na sua etapa de combate. Caso o matchup prometa ser mais longo, um terreno extra. Funcionou muito bem, levando Matsoukas ao primeiro lugar ao fim das rodadas de suiço do torneio.

Estas foram as listas mais agressivas que fizeram Top8 no Pro Tour Kaladesh. Se a Red Zone for seu habitat natural, escolha uma dessas armas e GET TO DA CHOPPA!

Anúncios