Oi gente!

Tudo bem com vocês?

Essa semana o artigo saiu um pouco atrasado em virtude do feriado (colunista também precisa fazer uma pausa de vez em quando haha), mas não se preocupem porque não esqueci de vocês! Para essa semana trago a vocês um deck para quem gosta de jogar com listas estranhas e funcionais. Digam oi ao BG Delirium!

BG Delirium

Terrenos (24)

Criaturas (24)

Outras Mágicas (12)

 

Antes de comentar sobre a lista, vamos começar pelo básico: o que é a mecânica Delírio/Delirium?

Delírio é uma habilidade estática (isto é, que está ativa a todo momento) que é “ligada” quando você tiver 4 ou mais tipos de permanentes em seu cemitério (os tipos são criatura, encantamento, mágica instantânea, feitiço, artefato, terreno, tribal e planeswalker), e concede algum benefício extra à permanente que possui essa habilidade.

No deck dessa semana, as cartas que possuem Delírio são as criaturas abaixo:

image image-1 Image (5)

Essas cartas acima são razoáveis por si só, e ficam muito melhores quando a habilidade Delírio é ativada.

Como funciona o deck dessa semana então?

Como um típico deck agressivo. Você vai baixar criaturas, matar as criaturas relevantes do seu oponente, e eventualmente vai zerar a vida de seu oponente atacando com suas criaturas. A parte elegante dessa lista é que ela não depende da habilidade Delírio para funcionar, embora seu plano de jogo fique muito melhor caso ela esteja “ligada”.

E por falar em “ligar”, atingir os pré-requisitos de Delírio nesse deck é bem fácil. Em parte porque você possui vários tipos diferentes de cartas que vão naturalmente para o seu cemitério quando usadas…

                              Image3 Image5

                              Image4 image-2

Em parte porque você tem ameaças que naturalmente jogam cartas do seu grimório em seu cemitério…

                              image-1 image

E em parte porque você tem uma criatura em particular que também conta como um artefato…

Image

Viu como é fácil obter Delírio nesse deck?

Quanto ao sideboard, apesar de haver diversas opções interessantes, atente-se em manter uma proporção saudável de tipos de cartas em seu deck!

4 Golpe do Esquecimento:

Image6

Alguns deck usam ameaças que são imunes às suas remoções, e nessas horas é bom ter uma remoção incondicional de backup.

4 Aviano Rapace e/ou 2-4 Leia os Ossos:

                              Image (1) Image

Algumas estratégias envolvem estender a partida até você perder o gás, e Aviano Rapace e Leia os Ossos permite que você não perca o fôlego nessas partidas. Aviano Rapace em particular é lindo caso você sacrifique um Rastejador dos Campos no processo!

3-4 Lutar com o Passado, ou 3-4 Pulsação de Murasa, ou 3-4 Valsa Macabra:

Image (7) image Image8

Contra decks entupidos de remoção, ter recursão é ótimo. Qual das cartas usar vai de gosto: Lutar com o Passado permite que você cave seu deck atrás de criaturas ou terrenos e ajuda a ativar Delírio mais rápido; Pulsação de Murasa ganha uma quantidade generosa de vida; e Valsa Macabra te permite retornar duas criaturas de seu cemitério. Vale até usar um mix dessas cartas, desde que você não use mais do que 4 espaços no seu sideboard para essa brincadeira.

Alternativamente…

3-4 Coisa do Enxame Horrendo:

Image (1)

Outra forma de combater decks entupidos de remoção é sobrecarregar as remoções deles (isto é, fazer mais ameaças do que eles têm de remoções). Nesse ponto Coisa do Enxame Horrendo é lindo: não só ele cria três ameaças com uma carta só, mas também ele deixa ameaças para trás mesmo se for anulado!

3-4 Lagarta Cáustica:

Image5

Lagarta Cáustica serve para destruir encantamentos chatos (alguém pensou em Pacifismo?). Ter sinergia com cartas de recursão (caso você use) é bônus.

E falando em recursão…

3-4 Capengar de Volta:

Image7

Contra decks baseados em recursão, remover uma criatura importante do cemitério alheio enquanto bota uma ficha de zumbi por apenas 1 mana é muito bom.

4 Coagir:

Image1

Coagir é sua melhor opção para pentelhar seu oponente de controle, porque arranca da mão dele tudo que é relevante para ti (remoção, contramágica, cartas de compras, cartas de recursão, Convocados de Ojutai). Só sucesso!

E isso é tudo pessoal. Até a semana que vem!

Anúncios