Olá, jovens amantes do Legado!

Finamente o primeiro deck do dia deste formato, e estreando com um dos principais decks do ambiente, finalista do Bazaar of Moxen 2016, um dos principais torneios Legacy do mundo, nas mãos de Johanes Gutbord. Com vocês o UW Miracles.

Terrenos (20)

Critauras (5)

Outras Mágicas (35)

SIDEBOARD (15)

Este é o baralho de controle por excelência: Mantém a mesa limpa com Espadas em Arados e Terminus enquanto tem uma engrenagem de seleção de cartas com Tempestade Cerebral, Predizer, Ponderar e principalmente Tampo de Adivinhação do Sensei, que tem função dupla: além da seleção de cartas pra evitar que você compre cartas indesejadas, ainda comba com Contrabalançar pra ter uma fonte contínua de contramágicas.

Falando em contramágicas, o baralho ainda tem Força de Vontade e a própria Contramágica pra lidar com combos e cartas específicamente difíceis de se contornar uma vez em jogo. Tudo isso te dá o tempo necessário para achar suas cartas que efetivamente ganham o jogo: Súplica aos Anjos e Jace, o Escultor de Mentes.

Jace é a cola que une todo o deck, por ter vários papéis: ele retorna criaturas para a mão do oponente, te dá uma vantagem de cartas e uma vez estabilizada a mesa, começa a escalada rumo a sua última habilidade, que normalmente faz você ganhar o jogo na hora.

Até as poucas criaturas do seu baralho se beneficiam de tantas mágicas. O Mago da Conjuração Relâmpago reaproveita as mágicas do se cemitério, especialmente Espadas em Arados e as fontes de vantagem de cartas, enquanto o Mentor do Monastério se aproveita de QUALQUER mágica para crescer e multiplicar (exceto Terminus). Se o oponente não conseguir lidar com o Mentor num tempo hábil, ele pode terminar com o jogo bem cedo.

Oura interação digna de menção e que jogadores menos experientes (e às vezes alguns experientes) podem não perceber: Estourar a fetchland NÃO FAZ suas compras melhorarem. As fetchlands do seu deck (Praia Inundada, Lago Alpino Fervente e Meseta Árida) são muito melhor aproveitadas quando você usa o efeito de embaralhar depois de devolver cartas “mortas” na sua mão para o seu baralho, com Tempestade Cerebral ou Jace, ou quando você olha as 3 cartas do topo do seu baralho com o Tampo de Adivinhação do Sensei e não gosta de nada do que vê. Use seus terrenos com sabedoria!

SIDEBOARD

Além da tecnologia de adicionar uma Montanha e Explosão de Chamas e Explosão Elemental do Vermelho para lidar com os outros baralhos azuis, o Sideboard deste baralho é bastante simples e direto: Mais contramágicas e Facção Vendilion contra combos, mais remoções contra baralhos com muitas permanentes, enquanto você simplesmente tira as cartas menos efetivas do seu main deck, aumentando suas chances contra virtualmente qualquer oponente.

CONCLUSÃO

Este baralho apesar de caro é uma aposta muito sólida, com muito pouca chance de ter alguma peça-chave banida ou de simplesmente ficar desfavorecido no ambiente de uma hora pra outra. Legacy é um formato muito caro pra se entrar, e estas são preocupações legítimas quando se decide investir em um baralho. Neste caso, recomendo com 5 estrelas o UW Miracles.

Anúncios