Oi gente!

Tudo bem com vocês?

Essa semana trarei a vocês um deck muito diferente de todos que eu apresentei nessa coluna: com vocês, apresento o UG Ramp!

UG Ramp

Terrenos (26)

Criaturas (26)

Outras Mágicas (8)

A premissa do deck é bem simples: em primeiro lugar você irá acelerar sua produção de mana conjurando 1 ou 2 dessas criaturas no início do jogo…

Image (10) Image (1) Image

Para em seguida conjurar esse acelerador de mana…

Image

E assim ter mana suficiente para conjurar esses Eldrazi simpáticos em tempo para pentelhar seu oponente…

Image (3) Image (1) Image

Fácil, né?

A parte mais elegante desse deck é que, caso seja necessário, a mecânica Emergir permite que você acelere seu jogo à la Ritual Sombrio*, conjurando suas bombas muito antes do que normalmente é esperado (conjurar um Grifino Miserável no turno 3 ou um Coisa do Enxame Horrendo no turno 4 parece bom, né?).

Além da interação com a mecânica Emergir, há outras coisas interessantes de se prestar atenção:

                             Image (10) Image (11)

Um dos maiores problemas de um deck do tipo “Ramp” é que para ganhar o jogo você precisa comprar ao longo do jogo um mix certo de aceleradores de mana, terrenos e ameaças; e aceleradores de mana são péssimas cartas para comprar no meio/final do jogo porque nessas horas você tem já mana de sobra. Cativo de Ulvenwald foge à essa regra porque ele permite usar toda essa mana em excesso para produzir uma ameaça bem respeitável. Só sucesso.

E falando em cartas com múltiplas funções…

Image

Assim como Cativo de Ulvenwald, Canalizador de Kozilek produz mana para que você possa conjurar suas bombas mais rápido, mas lembre-se que ele possui status respeitáveis e também serve para estabilizar a mesa e fechar a partida, caso seja necessário.

Quanto ao sideboard, decks no estilo “Ramp” são muito focados em seu plano de jogo e não são muito flexíveis para customizações, mas ainda assim há algumas cartas que você ficará feliz em ter à sua disposição:

4 Negar:

Image

Negar é a contramágica mais versátil à sua disposição, porque te permite anular aquela contramágica e/ou remoção que seu oponente normalmente guarda para anular seus Eldrazis.

4 Delir e/ou 4 Desviar Olhar:

                               Image Image (17)

Contramágicas adicionais. Elas são mais restritas do que Negar (Delir na maioria das vezes só atinge contramágicas, e Desviar Olhar normalmente apenas afeta remoções), mas ambas custam 1 mana a menos, o que é um desconto bem significante.

3-4 Vigia da Clareira e/ou 3-4 Eremita Garra de Gancho:

                               Image (1) Image (2)

Contra deck muito agressivos, tudo o que você quer é alguns turnos de sossego para que você possa desenvolver seu plano de jogo. Vigia da Clareira e Eremita Garra de Ganho possuem o melhor custo/benefício quando o assunto é bloquear criaturas terrestres e aéreas, respectivamente.

E por falar em criaturas voadoras…

3-4 Salva Aérea:

Image (2)

O deck é bem vulnerável a criaturas voadoras, e ter uma remoção eficiente e barata que te permite esporadicamente matar 2 criaturas voadoras de uma só vez me parece bem justo.

1-2 Devastador Eldrazi:

Image

Às vezes você precisa de mais criaturas gordas, e Devastador Eldrazi é a maior criatura do formato.

2-4 Rebanho de Alces Galopantes:

Image

Contra decks que produzem muitas fichas de criatura para estender a partida, dar atropelar para suas criaturas é a melhor forma de frustar esse plano. E nesse deck atingir os requisitos da habilidade Formidável é bem fácil.

Rebanho de Alces Galopantes também é interessante como ameaça alternativa contra decks muito agressivos, uma vez que esses decks não te dão muito tempo de juntar 7-8 manas para conjurar seus Eldrazis.

(Menção Honrosa: Rebanho de Alces Galopantes dá atropelar, e não iniciativa, às suas criaturas. O texto oficial da carta pode ser conferido aqui)

3-4 Arrastar para o Fundo:

Image (11)

Contra estratégias semelhantes à sua, retornar aquela criatura de custo elevado para a mão do seu oponente enquanto compra uma carta é bem triste (para seu oponente). Se a criatura em questão foi conjurada através da habilidade Emergir, melhor ainda.

3-4 Estado Natural:

Image (4)

Você precisa ter respostas para encantamentos chatos (Pacifismo, por exemplo), e Estado Natural faz o serviço sujo por apenas 1 mana.

4 Lutar com o Passado ou 4 Pulsação de Murasa:

                               Image (7) Image (3)

Recursividade é importante quando você se depara com decks entupidos de remoção. Qual das cartas usar vai de acordo com a necessidade: Lutar com o Passado te permite cavar criaturas e terrenos no seu deck de forma semelhante a Antecipar, enquanto Pulsação de Murasa te dá uma quantidade generosa de vida de brinde.

E isso é tudo pessoal. Até a semana que vem!

Anúncios