Fala galera! Meu nome é Leonardo De Castro, também conhecido como “Fadinha”, e eu estou aqui hoje pra falar sobre o Suicide Zoo, um baralho relativamente novo e pouco conhecido e que tem sido um pet deck meu há algum tempo, desde que comecei minha preparação para essa temporada de WMCQs e PPTQs Modern.

Antes de começar a falar sobre o baralho, devo dizer que eu tenho uma relação de amor e ódio com o Modern. 2 dos 3 PTQs que eu ganhei eram Modern, ou seja, um formato que já me proporcionou muito sucesso, mas ao mesmo tempo eu tenho uma certa aversão  por não deixar muita margem para ganhar vantagens em Deckbuilding/Selection por ser diverso demais, e quase impossível de se testar todos os matchups, prever e atacar metagames com precisão, o que eu considero ser a minha maior força, por esse motivo Modern é um formato onde você deve ser um especialista em apenas um baralho, ou usar conceitos genéricos como “Esse baralho é mais rápido que a maioria? Mais resiliente que a maioria? Etc” para decidir o melhor deck.

A princípio, num formato tão diverso como o Modern, eu prefiro ser a pessoa jogando com a estratégia proativa quebrada e não a pessoa tentando responder as dos outros. O primeiro baralho que me veio a cabeça testar foi o Infect, por parecer um dos, senão o, mais rápido e simples do formato, mas depois de muito testar cheguei a conclusão de que o Infect não era bom o bastante. As criaturas eram muito ruins, o que naturalmente te coloca atrás nos primeiros turnos do jogo contra praticamente todos os outros baralhos, fazendo com que você precise combar em momentos em que ainda não está preparado, exatamente o que os seus oponentes querem.

Entre SuicideZoo, o Infect com criaturas melhores!

Eu chamo assim porque o plano desse baralho é muito parecido com o do Infect; ele faz as melhores criaturas agressivas que pode e joga múltiplas pump spells nelas pra causar dano letal no oponente. A principal diferença é que esse baralho tem mais e melhores criaturas que o Infect, fazendo com que você facilmente comece os jogos à frente do seu oponente, deixando-o na defensiva e tendo que se virar para responder o que você tem em jogo  e assim ficando vulnerável ao seu combo de pump spells + Fúria de Batalha Temur.

A lista mais atual que tenho usado e que até agora já me proporcionou uma boa quantidade de 5-0s e 4-1s nas ligas do Magic Online e um 5º lugar no último PPTQ em que joguei:

Suicide Zoo

17 Terrenos

 

19 Criaturas

24 Outras Mágicas

SIDEBOARD

 

Eu chamei esse baralho de “Infect com criaturas melhores”, mas tem muito mais a respeito dele que “apenas” isso. Por exemplo, por usar uma grande quantidade de mágicas que se reciclam, você tem mais chance de comprar o seu combo completo, e por causa disso não precisa encher seu baralho apenas com pump spells e pode usar cartas reativas como thoughtseize e lightning bolt,  que além de te ajudarem a resolver, ou completar o seu combo também ajudam a parar o seu oponente, caso ele tenha começado melhor que você no jogo, e também abre espaço para usar um sideboard muito mais abrangente com vários 1-ofs contra baralhos específicos.

O Main deck é bem autoexplicativo: somente as melhores criaturas agressivas em cada uma das 4 cores do baralho, o máximo possível de shocks e fetch lands, as melhores mágias que se reciclam por nenhum custo de mana e/ou custam vida, para melhorar sua Sombra da Morte e seu Tornar Imenso, e as melhores mágicas reativas que ajudam no seu plano.

O Sideboard contém algumas cartas de hate específico contra decks populares e  mais do que tem no main deck, para que na maioria dos matchups que você enfrentar você possa focar na melhor parte do seu deck e cortar um pouco do resto.

Algumas dicas de como jogar com esse baralho são: sempre use sua Bijuteria de Mishra como vidência 1, compre uma carta. Você pode fazer isso quando tem uma outra mágica que recicla na mão e uma fetchland, jogando a Bijuteria primeiro e olhando a carta do seu topo. Se você quiser comprar a carta você usa Aparição de Estrada ou Sonda Gitaxiana pra comprar, se não quiser você estoura uma fetchland, embaralha e compra depois. Quando isso não for possível, sempre use no seu oponente para ter mais informação sobre o  que ele tem . Sempre que você tiver uma decisão difícil sobre como sequenciar suas mágicas, jogue os recicladores primeiro para obter mais informação; é mais importante saber exatamente o que você deve jogar do que dar 1 ou 2 de dano a mais com o Lança Veloz do Monastério!!

Agora para você que veio aqui procurando uma solução para ganhar desse matchup chato que continua te ganhando, a resposta é simples: não dá, aceite … haha brincadeira! Apesar de não existir uma estratégia específica que qualquer  baralho possa usar para ganhar do Suicide Zoo, ele tem sim alguns matchups muito difíceis. Burn é um pesadelo e baralhos muito agressivos com um pouco de remoção como Affinity e Zoo Pequeno são ruins, então se você quer ganhar especificamente do Suicide Zoo, use esses decks.

E é isso galera, pra quem quiser saber mais sobre o baralho tem artigos e vídeos online do Sam Black, do Frank Karsten e de alguns outros.Divirtam-se dando muito dano em você mesmo e ainda mais no seu oponente!! Fui…

Anúncios