Oi gente!

Tudo bem com vocês?

Lua Arcana já está a venda e, se você leu meu último artigo, deve ter reparado que há muitas cartas interessantes nessa nova edição. Sabe o que isso significa? Deck novo na área!

UR Control

Terrenos (24)

Criaturas (12)

Outras Mágicas (24)

Esse deck funciona como qualquer deck típico de controle: você usa suas mágicas de remoção em tudo que ameace acabar com seus pontos de vida, compra várias cartas para repor a mão e não perder o gás, e eventualmente faz alguma ameaça para terminar a partida caso seu oponente não tenha desistido de jogar antes. Simples, não?

Apesar da simplicidade em seu funcionamento, é bom se atentar a alguns detalhes:

Cultista Exultante e Maníaco Iluminado possuem função tripla no deck: elas servem primariamente como opção de defesa (Cultista Exultante pode matar uma criatura em combate e te fazer comprar uma carta no processo, e Maníaco Iluminado te fornece dois corpos para bloquear), são boas criaturas para sacrificar com a habilidade de Emergir caso seja necessário, e servem para finalizar a partida, embora não sejam a forma mais eficiente.

E por falar em Emergir…

Image (3)

Apesar de ser tentador conjurar Grifino Miserável pelo custo de Emergir, esse deck não tem pressa nenhuma em fechar a partida, então na maioria das vezes você irá conjurar Grifino Miserável pelo custo de 7 manas mesmo.

Claro que toda regra há uma exceção, e haverá situações em que você precisará/será vantajoso conjurar Grifino Miserável pelo custo alternativo: normalmente isso ocorrerá em partidas contra decks que possuem uma quantidade razoável de ameaças nas quais suas remoções não conseguem matar (e consequentemente, estender a partida se torna uma péssima idéia), ou caso alguma criatura sua esteja inutilizada por algum encantamento (como Pacifismo).

Image (11)

Arrastar para o Fundo não mata criaturas, mas voltar para a mão aquela criatura entupida de marcadores +1/+1 que seu oponente teve tanto trabalho para fazer é quase a mesma coisa. Retornar criaturas que foram conjuradas através do custo de Emergir também é bem triste para seu oponente.

Antes de comentar sobre as opções de sideboard, preciso que você se atente à uma peça importante do quebra-cabeça:

Image (2)

Após usar o sideboard, atente-se ao fato de que o deck precisa manter um número elevado de mágicas instantâneas e feitiços (22 no mínimo) para que você possa consistentemente achar 2 cartas quando conjurar Peças do Quebra-cabeças. Assim como no UB Control, essa carta é o que te permite manter o gás durante toda a partida, e sinergiza bem com Bombardeio Galvânico e Inventariar.

Agora que comentei sobre esse detalhe, vamos ao sideboard!

4 Lobos Intrépidos e/ou 4 Skaab Engenhoso:

Como expliquei antes, alguns decks exigem que você feche a partida bem mais cedo do que um deck de controle está acostumado, e essas criaturas fazem o serviço sujo por um custo de mana bem modesto. Se você jogou com/contra essas cartas no pré-release sabe quanto estrago essas criaturas podem fazer.

Alternativamente, você pode usar Lobos Intrépidos e Skaab Engenhoso no lugar de Cultista Exultante e Maníaco Iluminado, caso você não queira matar você ou seu oponente de tédio tenha um estilo de jogo mais agressivo, ou caso o relógio seja um problema constante para você.

4 Negar e/ou 4 Convocados de Ojutai:

Como todo deck típico de controle, você tem muita carta morta contra estratégias semelhantes à sua, e trocar essas cartas por cartas úteis é uma boa idéia. Negar anula mágicas importantes do seu oponente (normalmente cartas de compra e o Convocados de Ojutai alheio, mas há momentos críticos em que anular contramágicas e remoções é a boa), e Convocados de Ojutai é uma ameaça que seu oponente precisa gastar muitos recursos para lidar.

3-4 Mutação Espontânea e/ou 3-4 Espirais Esmagadoras:

Contra determinados decks você poderá precisar de remoção adicional, e Mutação Espontânea e Espirais Esmagadoras são as melhores opções.

3-4 Murchar Mágica, e/ou 3-4 Enrolar:

Contra decks que possuem ameaças grandes e difíceis de se lidar com mágicas de dano (alguém pensou em Devastador Eldrazi?) é mais interessante usar contramágica do que remoção (até porque nesses casos suas remoções não dão conta do recado).

3-4 Terra Fervente:

Image3

Decks que geram fichas de criaturas são uma pedra no seu sapato porque essas estratégias geram mais ameaças do que a quantidade de remoções que você possui. Nessas horas Terra Fervente permite matar boa parte da mesa de seu oponente de uma só vez. E ter a opção de criar uma ameaça respeitável com a habilidade de Despertar é brinde.

E isso é tudo pessoal. Até semana que vem!

Anúncios