Oi gente!

Tudo bem com vocês?

O pré-lançamento de Lua Arcana/Eldritch Moon ocorreu nesse final de semana e, como a edição torna-se legal para o formato já nessa sexta-feira, nada mais justo do que comentar sobre a nova sensação do momento, certo?

Eu irei comentar nesse artigo apenas as cartas que me chamaram a atenção e que, na minha humilde opinião, possam impactar o formato.

Cátaro Resoluto e Guardiã dos Peregrinos são criaturas agressivas eficientes na curva de mana 2. Não que a cor branca estivesse carente desse tipo de criatura, mas agora Franco-espadachim Topaniano agora tem ótima companhia!

Image (5)

A despeito da habilidade de Matador Couraçado ser mais restrita do que a de Auramante, o primeiro exerce função parecida ao segundo em decks que usam encantamentos como remoção (como Peso Morto, Pacifismo e Espirais Esmagadoras), e poder ter acesso a cópias adicionais desse efeito é muito bem-vindo. Ter um corpo maior que Auramante é um bônus legal também, porque permite que Matador Couraçado seja usado tanto em decks agressivos (por ter bom status para sua respectiva curva de mana) quanto de controle (porque ele consegue trocar em combate com criaturas de mesmo custo e de custo maior).

E por falar em Pacifismo

Image

Restrições Sufocantes uma versão piorada do Pacifismo (em se tratando de remoção, 1 mana a mais faz bastante diferença) mas ainda assim é remoção incondicional. Para a alegria de alguns e tristeza de outros, quem gosta de Pacifismo agora poderá usar 8 cartas com esse efeito!

Image (3)

Apesar de ser bem frágil para seu custo de mana, a habilidade de Aprisionadora de Demônios é bem forte em estratégias agressivas (entenda o termo “bem forte” como “se seu oponente não matar esse bicho você ganha o jogo”).

Image (1)

Graça Emprestada é muito versátil: por 3 manas, você pode atacar com todas as suas criaturas e salvá-las da morte, ou matar seu oponente causando 4-6 pontos de dano inesperado. Com mais 2 manas, você ferra de vez com a matemática de combate para seu oponente. Yay!

Image (20)

Decks baseados em criaturas voadoras ganharam um novo brinquedo, e um muito bom por sinal. Quem jogou Pauper Standard na época em que Vaporídeo e Carrago Celeste eram legais no formato sabe o quanto uma criatura voadora de custo de mana 2 e poder 2 é forte.

Image (17)

Decks agressivos na cor azul frequentemente usam Negar como contramágica de remoção. Agora você pode fazer a mesma coisa, mas com 1 mana de desconto. Só sucesso!

Image (16)

Quem jogou Magic a muito, muito tempo atrás deve lembrar de como Conhecimento Acumulado era um ótima fonte de compra de cartas e, a despeito de ser uma versão “nerfada”, Inventariar não é diferente. A cor azul estava carente de cartas de compra eficientes, e com Eldritch Moon seus pedidos foram atendidos.

Image (11)

Falando em clássico, Arrastar para o Fundo é a versão “nerfada” de Repulsa, que é outra carta muito boa e que jogou muito quando era legal no Standard. Efeitos de “bounce” (cartas que retornam outras cartas para a mão) normalmente te dão tempo em troca de “card disadvantage” (isto é, você fica com menos cartas do que seu oponente), e Arrastar para o Fundo anula essa desvantagem ao te permitir comprar uma carta. Provavelmente vai ser usada em todos (ou quase todos) os decks que tiverem a cor azul.

Image (18)

Decks baseados em mágicas ganharam uma ótima remoção. Como se não bastasse custar 1 mana e ser eficiente nesse tipo de deck, Mutação Espontânea ainda tem Lampejo!

E por falar em decks baseados em mágicas…

Image (14)

Skaab Engenhoso é uma carta muito forte: Destreza é uma habilidade muito boa em um deck baseado em mágicas, e somado com a habilidade de aumentar seu poder Skaab Engenhoso pode matar seu oponente bem rápido caso ele não ofereça resistência. A melhor parte de tudo isso é que o investimento é de apenas 3 manas.

Image (10)

Deslocar é uma carta cujo poder é proporcional às criaturas com habilidades do tipo “entra/sai do campo de batalha” que você possui à disposição, e quem joga Pauper Legacy nos últimos tempos sabe como esse tipo de efeito pode ser bem, BEM idiota. No momento não há efeitos de “entra/sai no campo de batalha” fortes o suficiente para abusar com Deslocar, mas quem sabe no futuro?

A despeito de Hoste Chiadora fazer com que Magic se pareça com Dragon Ball Z, ela é uma (ou seria duas?) carta que ganha o jogo sozinha, e se for pareada com outras criaturas chega a ser opressivo (Ameaçar é quase o mesmo que inbloqueável quando se trata de atacar com múltiplas criaturas). E a melhor parte disso é que as peças da fusão não são cartas ruins, então você não irá passar vergonha se resolver usar a dupla dinâmica em seu deck.

Image (5)

Dragão de Olívia é a menina dos olhos de todo deck baseado na mecânica Loucura: seu custo de mana é baixo, sua habilidade pode ser ativada múltiplas vezes, e a habilidade não custa mana. E é um vampiro também.

Image (7)

Leia os Ossos ganhou um rival à altura. Sucumbir à Tentação não te permite filtrar o que você compra e tem um custo mais restritivo para conjurar do que Leia os Ossos, mas ser uma mágica instantânea é um upgrade bem relevante. Só não tentem se matar ao usar os dois no mesmo deck, ok?

Image (1)

Peso Morto é muito melhor do que Dávida de Emrakul, mas a segunda ainda mata muita coisa no formato. Sem falar que, por ser uma aura, Dávida de Emrakul possui uma sinergia muito boa com AuramanteMatador Couraçado.

Image (2)

A melhor carta da edição para os amantes da cor vermelha: além de ser uma remoção decente de 1 mana, seu poder acompanha o desenrolar do jogo. Precisa dizer mais?

Image

Outra remoção, embora restrita à decks dedicados à mecânica Loucura: o efeito de Cumprimento do Alquimista é muito lento e ineficiente pelo custo de 5 manas, mas pelo custo de 2 manas torna-se uma remoção decente.

Image (1)

Lobos Intrépidos é uma carta bem idiota: uma criatura de custo de mana 3 e com 4 pontos de poder pode acabar com os pontos de vida de seu oponente bem rápido, e em múltiplos chega a dar dó de quem está sendo caçado pela alcatéia.

Aceleradores de mana de custo acessível são sempre boas adições ao formato, e um acelerador de mana que se torna condição de vitória quando o jogo se estende é sensacional.

Image (8)

Apresar não é tão forte quanto Confronto Épico, mas ainda assim é uma remoção decente que custa apenas 1 mana.

Image (7)

Lutar com o Passado é uma boa carta: por 2 manas, ela te ajuda a cavar seu deck por terrenos e/ou criaturas quando necessário, ou então recupera alguma criatura que seu oponente matou e achou que não iria mais perturbá-lo. E jogar cartas no cemitério (alguém pensou em Delírio?) é brinde.

Image (5)

Se um deck baseado na mecânica Delírio for viável, Sobrevivencialistas da Mata será uma das cartas mais importantes desse deck. Mesmo sem Delírio, seu custo de mana e corpo são decentes, e ganhar +1/+1 e atropelar a permite passar por cima de quase todas as criaturas jogáveis no formato.

E falando em Delírio…

Image

Rastejador dos Campos parece uma carta sem graça, mas o fato de ser de dois tipos de permanente (artefato e criatura), ter um custo de mana baixo e morrer com facilidade a torna atraente para decks de Delírio.

Image (2)

Terrarion é tudo de bom: corrige sua mana, contribui com um tipo de carta que é difícil de se jogar no cemitério, e ainda compra uma carta!

Decks que sacrificam permanentes já existem no formato, e agora ganharam 2 brinquedos bem legais. Só atentem-se ao fato que a condição que desencadeia as habilidades são diferentes para cada carta, embora pareçam iguais!

A habilidade Emergir é muito difícil de avaliar: qualquer forma de redução de custo vale a pena se olhar com mais cuidado, mas sacrificar presença na mesa pode ser um tiro no pé (bounce e remoção de criatura dizem olá para os eldrazis com Emergir!). Se a habilidade for boa, então Grifino Miserável e Coisa do Enxame Horrendo verão muito jogo, porque comprar uma carta ou colocar fichas atrelado à um corpo gordo é bom.

E por falar em Emergir, se essa habilidade vingar então Cultista Exultante e Maníaco Iluminado serão os parceiros de crime dos dois eldrazi citados acima. Nenhuma dessas criaturas é boa sozinha, mas são ótimas criaturas para sacrificar para os eldrazis.

Image (2)

Sentinela Desesperada também depende de um alinhamento favorável dos planetas para ver jogo (Delírio e/ou Emergir precisam ser viáveis), porque ela é horrível caso isso não aconteça.

E isso é tudo pessoal. Até semana que vem!

Anúncios