Oi gente!

Tudo bem com vocês?

Semana passada eu postei um deck para quem gosta de arrastar o jogo e matar os oponentes de tédio. Essa semana trago a vocês um deck para quem gosta de decks temáticos e de jogar várias partidas enquanto seu amigo de controle ainda está terminando uma. Apresento-lhes BR Eldrazi Aggro!

BR Eldrazi Aggro

Terrenos (24)

Criaturas (24)

Outras Mágicas (12)

 

A premissa do deck é simples: baixe algumas criaturas no começo do jogo (nesse caso, a partir do seu segundo turno) e ataque seu oponente sem dó até zerar os pontos de vida dele, usando suas remoções no que estiver no caminho de suas criaturas. Simples assim.

Apesar de sua simplicidade, há algumas peculiaridades na montagem desse deck que quero chamar a atenção: porque tudo no deck tem a habilidade “desprovido”? Porque usar Negligência Completa e Toque do Vazio ao invés de Despojar Alma e Impulso Flamejante, que fazem o mesmo serviço por menos mana?

A resposta se chama “sinergia”.

Um deck intitulado “tribal” usa um grupo específico de criaturas (uma “tribo”) para obter uma vantagem significativa (o que chamamos de “sinergia”), mesmo que para isso tenha que abrir mão de cartas mais eficientes. No caso do deck dessa coluna, o incentivo para se jogar com a tribo eldrazi são essas cartas:

Essas cartas são horríveis sozinhas, mas em conjunto com outras cartas com a habilidade “desprovido” elas se tornam excepcionais. Como todas as suas mágicas são incolores devido à habilidade “desprovido”, qualquer carta que você conjurar dispara as habilidades de Sentinela de Kozilek, Perscrutador Celeste e Zangão Espinhoso. Surto do Enxame em conjunto com 3 ou mais criaturas “desprovidas” é insano. Por meras 3 manas, ele permite que sua etapa de combate se torne um pesadelo para seu oponente: se ele bloquear suas criaturas ele se ferra (por causa da habilidade iniciativa); se ele não bloquear, ele perde tanta vida que fica à mercê de perder para qualquer Zangão Dominador ou Toque do Vazio que você jogar depois. Win-win.

Nesse deck em particular você deve dar uma atenção maior à sequência de terrenos que você coloca em jogo. Quando se joga com decks agressivos, é importantíssimo que em todos os turnos você baixe criatura e/ou use remoção para que suas criaturas já em campo possam atacar seu oponente, então não se coloque em situações em que você não pode jogar mágicas da sua mão por faltar mana de uma cor em particular ou pelo seu terreno entrar em jogo virado.

E falando em mana, uma atenção especial precisa ser dada a esses senhores:

E a esses terrenos:

Tanto o Zangão da Matança quanto o Guinchador de Kozilek possuem uma habilidade ativada relevante que exige mana incolor para ser usado (que no deck são fornecidas por Ermo e Vestígio Desmoronante), mas não se estresse muito em obter mana incolor para ativá-las (seja com Terras em Desenvolvimento, cuja habilidade te permite colocar um Ermo em jogo virado, seja com Vestígio Desmoronante nos turnos seguintes ao qual entrou em jogo) se isso te privar de mana colorida (vermelha ou preta) nos turnos seguintes. Essas criaturas fazem o serviço delas mesmo sem a habilidade desencadeada.

Quanto ao sideboard, as cores vermelho e preto não possuem muitas opções, mas há algumas cartas que você quer ter em mãos para situações específicas:

4 Hemorragia da Realidade, 4 Golpe do Esquecimento:

Às vezes as remoções (ou parte delas) não se alinham às criaturas de seu oponente: às vezes as criaturas de seu oponente possuem resistência alta demais (Antemuro Fortificado, estou olhando para você!) e Toque do Vazio só serve para jogar na cara do seu oponente (não no sentido literal, por favor!), ou as criaturas de seu oponente possuem poder alto demais e Negligência Completa não dá conta do recado. Nessas horas, é interessante trocar as remoções inúteis do seu deck por uma remoção mais relevante.

3-4 Coagir, 2-4 Estiolar a Mente:

Estas cartas servem para pentelhar seus oponentes que jogam de controle. Coagir é usado para descartar remoção ou contramágica; Estiolar a Mente não é sensacional, mas tirar recursos da mão dele enquanto suas criaturas o enchem de porrada normalmente funciona.

3-4 Terra Fervente:Image3.jpg

Se as pessoas que jogam contigo usam com frequência decks que produzem fichas ou usam muitas criaturas de resistência 1, isso fará essas pessoas chorarem.

2-3 Desbravador de Kozilek:

Image4

Contra alguns decks você só precisa de uma criatura mais gorda para terminar o serviço. Ter uma pseudo-forma de passar reto pela defesa de seu oponente é um bônus.

Menção Honrosa: se você estiver se perguntando algo do tipo “Ryu, cadê as remoções de encantamentos e artefatos?”, saiba que não foi esquecimento meu. As cores preto e vermelho não lidam de forma alguma com encantamentos, então se seu oponente usa algum encantamento irritante (Pacifismo, por exemplo), ignore-o. Se não puder ignorá-lo, então sente e chore, porque não há nada a fazer.

Em relação a artefatos, por enquanto não tem nenhum artefato no formato que possa te dar alguma dor de cabeça , então ignore-os e siga sua vida feliz, alegre e saltitante.

E isso é tudo pessoal. Até a semana que vem!

Anúncios